Tratamento para Depressão: o que é, sintomas, tratamento e diagnóstico.
A depressão é um transtorno mental que não pode ser determinado com precisão a sua origem, já que os fatores são diversos como por exemplo histórico familiar, questões sociais, emocionais, traumas, vícios, entre outros.
A depressão requer um olhar mais atencioso para observar e analisar o paciente, verificando se o mesmo apresenta sentimentos de suicídio.
Se você quer saber mais sobre suicídio, leia o nosso artigo: colocar aqui o link do texto
A ciência explica que o nosso cérebro é formado por células, que se chamam neurônios.
Os neurônios se comunicam entre si, através das substâncias de neurotransmissores permitindo o bom funcionamento do sistema nervoso.
Quando o paciente tem depressão os neurotransmissores são afetados no cumprimento de sua função, perdendo eficácia parcialmente ou totalmente. Por este motivo, ocorre mudanças no humor e no bom funcionamento do organismo do paciente.
Os sintomas nem sempre são considerados logo de primeira como depressão, porque é necessário ter uma constância deles.
O transtorno pode ser amenizado e os sintomas também, ao terem acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra. Dependendo do caso pode ser recomendando pelo profissional, o uso de medicações.
Durante o processo de tratamento é preciso ter calma e paciência consigo mesmo, porque os resultados vêm aos poucos e cada paciente tem o seu tempo. A persistência, o cuidar da mente, corpo e o conviver com pessoas que estão dispostas a te ajudar, serão essenciais na evolução do tratamento.
Normalmente quando o paciente apresenta alguns sinais de depressão, é feito toda uma análise para identificar se o mesmo faz uso de alguma medicação, no intuito de verificar se a substância do remédio está causando efeitos colaterais. Além disso, é solicitado ao paciente exames clínicos para verificar se há algum outro problema que possa estar interferindo ou sinalizando o quadro depressivo.
Os sinais mais comuns que apontam a depressão, são:
Lembrando que estes sinais podem ser normais no nosso dia-a-dia, a diferença está na constância deles.
Nem sempre a pessoa que está com depressão irá reconhecer ou pedir ajuda. Então se você quer ajudar, demonstre empatia, amor, carrinho e apoio.
É importante ressaltar que, quem está com depressão, tende a se isolar de todos. Portanto, tenha bastante paciência e respeite o limite da pessoa.
Você pode sugerir a praticarem atividades físicas juntos, porque a atividade física proporciona bem-estar, humor e alegria devido a liberação de serotonina e dopamina.
Esse artigo foi bom para você? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, esteja preparado para ajudar ou ser ajudado. Depressão não é frescura e não se resolve sozinho, busque ajuda profissional.