1️⃣ Educação inclusiva: O direito à educação é universal, garantido pela Constituição Federal que deve ser com condições iguais para todos. As escolas devem assegurar o acesso aos recursos de aprendizagem e capacitar professores sobre o diagnóstico e tratamento de TDAH e dislexia.
2️⃣ Condições para realizar o ENEM: Há alguns anos, o ENEM contempla uma hora a mais de prova e uma sala separada, para os alunos com TDAH. Esta decisão foi do próprio ENEM, e não está pautada em uma legislação específica.
3️⃣ Medicamentos gratuitos: Caso a pessoa não possua recursos e sendo demonstrada a sua necessidade através de prescrição médica, ainda que não esteja previsto na lista de fármacos distribuídos pelo SUS, compete ao Poder Público fornecer o medicamento.
O TDAH não é deficiência, pois não é incapacitante. As pessoas com TDAH são disfuncionais, ou seja, têm mais dificuldade em realizar algumas atividades, mas não são incapazes de realizá-las. Fique atento para possíveis melhorias no seu dia a dia que são garantidas! 😉